Conheces o trabalho desenvolvido pela FNAEE?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Acção de luta | 26 de Maio | 16horas | ENEE 2010

Durante a próxima semana, entre os dias 23 e 28 de Maio irá decorrer no Parque de Campismo do Furadouro (Ovar) a trigésima primeira edição do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEE). Este evento teve a sua génese no ano de 1978, a partir de uma reunião reivindicativa sobre bolsas de estudo. Este ano, espera-se a presença no encontro e participação numa jornada de reivindicação pela qualidade da formação em Enfermagem de cerca de 5 mil estudantes de enfermagem, um terço do total existente no país.

Partindo do contexto actual da formação inicial em enfermagem, que tem sido denunciada pela FNAEE desde há uns anos, apraz recordar que existem 42 estabelecimentos de ensino com cursos de licenciatura em Enfermagem. Todos eles devidamente aprovados e homologados pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) num total que ronda os 15 mil estudantes. É de realçar que todos estes estudantes passam 50 % do seu tempo de formação em ensino clínico, sem qualquer tipo de apoio social que suporte o seu afastamento da instituição de ensino, aprendendo através da reflexão e prática de cuidados à população em instituições de saúde. Facilmente se depreende que se tem agravado um cenário de sobrecarga de estudantes na maioria das instituições de saúde mais próximas dos estabelecimentos de ensino. Desta forma, o estudante é obrigado a viver numa constante “migração”, sem qualquer tipo de apoio, sujeitando-se a uma formação sem as adequadas condições para a aprendizagem.

De forma a discutir novas formas de apoio e acção social para os estudantes de Enfermagem em ensino clínico está a ser travada uma luta que onde pretendemos solicitar uma audiência ao MCTES. Após estas acções, resta unir os estudantes de enfermagem e utilizar a força reivindicativa deste acto.

Assim, irá decorrer no próximo ENEE as seguintes acções, centradas em duas actividades principais:

Durante toda a semanaabaixo assinado

Solicitando, uma vez mais, audiência como o MCTES, para discussão das problemáticas em causa.

No dia 26 de Maio, quarta-feira, 16:00

Entrada do Parque campismo

Concentração e marcha lenta. O conjunto de estudantes fará o designado “barulhão”

Com estas actividades esperamos chamar a atenção da opinião pública e dos governantes para esta temática gravosa, visto que os actuais estudantes que vêm a qualidade da sua formação posta em causa, serão os enfermeiros de amanhã, elementos chave no sistema nacional de saúde.

Consulta aqui o Folheto Reinvindicativo


Mais informações:

912874418

Sem comentários: