A data é comemorada mundialmente a 12 de Maio, aniversário de Florence Nightingale, e pretende homenagear a fundadora da enfermagem moderna.
Esta enfermeira britânica, de ascendência italiana, nasceu em Florença, no Grão-ducado da Toscana. Por isso, Florence recebeu o nome em inglês da cidade em que nasceu, como sua irmã mais velha Parthenope nascida em Partênope (Nápoles). Brilhante e impetuosa, rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres do seu estatuto, que seria tornar-se esposa submissa e decidiu dedicar-se à caridade, encontrando o seu caminho na enfermagem.
Tradicionalmente, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos.
Florence Nightingale ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Ela anunciou a sua decisão à sua família em 1845, provocando raiva e problemas familiares sobretudo com a mãe.
Em dezembro de 1844, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para escândalo público, Florence Nightingale tornou-se a principal defensora de melhorias no tratamento médico. Imediatamente, ela obteve o apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Isto conduziu a que ganhasse um papel activo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.
A contribuição mais famosa de Florence foi durante a Guerra da Crimeia, que se tornou o seu principal foco quando relatos de guerra começaram a chegar a Inglaterra relatando as condições horríveis para os feridos. Em outubro de 1854, Florence e uma equipa de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, inclusive sua tia Mai Smith, partem para os Campos de Scutari localizados na Turquia Otomana.
Florence Nightingale voltou para a Inglaterra como heroína em Agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria Rainha Vitória.
Impossibilitada de fazer seus trabalhos físicos apos contrair febre tifoide, dedica-se à formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida no seu valor profissional e técnico, recebendo prêmio concedido através do governo inglês. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas.
Em 1883, a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 tornou-se a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.
Florence Nightingale faleceu em 13 de agosto de 1910, deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu as diretrizes e caminho para enfermagem moderna.
por "Associação Portuguesa de Enfermeiros"
Sem comentários:
Enviar um comentário